As aprendizagens não param

Com a suspensão das aulas, provocada pela pandemia do novo coronavírus, um dos desafios dos estudantes e professores do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, em Araucária/PR, têm sido “estar na escola” dentro da sua própria casa. Famílias e escola passaram por mudanças significativas na rotina diária. Professores tentam se adaptar ao novo formato, buscando inovações para que as aulas possam fluir com engajamento, tranquilidade e leveza. Com as orientações escolares cada vez mais assertivas, articuladas à confiança e colaboração das famílias, os estudantes têm se adaptado às novas formas de aprender.

O estudante Miguel Lage Jack, do 6º ano, nos conta um pouco da sua rotina:

O jeito de estudar está sendo bem diferente do que era antes, agora estamos em salas virtuais onde conversamos, debatemos, falamos sobre os conteúdos e nos relacionamos com os professores, colegas e funcionários da escola, todo mundo participando. Os professores tiveram que mudar as aulas, pois nós, alunos, não estamos sob seu olhar de forma presencial e nós também estamos aprendendo diferente. Faz falta estar na sala pertinho dos professores e amigos, mas nesse momento precisamos nos cuidar. Hoje meu quarto virou minha sala de aula, tenho que seguir a rotina, participar e resolver as atividades com a ajuda dos professores que estão longe e da família que está pertinho. Cada dia fazemos um pouquinho mais para que tudo fique melhor e juntos continuemos aprendendo.”

Apesar da quarentena e da necessidade do isolamento social, não deixamos de fortalecer vínculos e atuar com nossos estudantes, ainda que remotamente. Todos os dias os estudantes têm aulas on-line, interativas e dinâmicas, de acordo com o planejamento da série que é adaptado pelos professores à modalidade de propostas remotas, ressalta a Coordenadora de Segmento dos Anos Finais e Médio, Rosangela Dambroski dos Santos.

Veja o relato da professora Kaoane de Oliveira Batista, de Matemática, sobre este novo desafio em sua profissão:

“Tive que suprir ao máximo as necessidades dos meus alunos, e encarar o desafio de mantê-los interessados em aprender e o desafio de alcançar as expectativas e confiança que as famílias depositam no nosso trabalho. Ainda que o atual momento esteja permeado de incertezas dentro e fora do ambiente educacional, encontrar novas soluções tem sido um ensinamento diário para todos. Quando nos deparamos inovando em metodologias, acredito que estamos criando novas e eficazes possibilidades de aprendizagem.”

A estudante Flávia Eduarda Cantelle Farani, que está na 2ª série do Ensino Médio, dá seu depoimento sobre a sua experiência com as atividades remotas:

“Em tempos de quarentena, as atividades on-line não param em nosso colégio. As aulas são transmitidas ao vivo, assim nós estudantes continuamos com nossa rotina de estudos, tirando dúvidas e aproveitando este momento para interagir com o professor e colegas de turma. Só tenho a agradecer imensamente à equipe do colégio e aos professores, por se dedicarem ao seu trabalho com tanto zelo e responsabilidade.”

“E nosso compromisso pedagógico não para por aí”, diz Rosangela, “por meio de reuniões on-line, a direção, a coordenação e os professores titulares de cada turma dialogam com as famílias e com os estudantes para ouvir sobre os seus sentimentos neste momento de isolamento social, para trocar informações sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes e turmas neste período de aulas remotas e para apresentar as formas como suas aprendizagens são acompanhadas, pois este esforço vale e muito. Com esta ação, estreitamos os laços entre as famílias e a escola, reforçando a importância significativa da parceria nesse momento tão atípico que vivemos.

Por Rosangela Dambroski dos Santos