Crianças mostram soluções práticas para transformar o mundo

Estudantes de Araucária participam do 2º Fórum com Crianças da Rede Marista de Colégios, que reúne soluções inovadoras de intervenção de mais de 10 mil alunos Situações do cotidiano podem trazer grandes oportunidades de aprendizado, contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Com esse lema, os alunos do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, de Araucária (PR), realizaram o 8
Projetos de Intervenção Social (PIS). Os principais temas abordam Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Tecnologia.

O PIS é realizado entre os alunos maristas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental durante o ano letivo e o tema é sempre sugerido pelas crianças. Dessa forma, o assunto é explorado de maneira interdisciplinar. De acordo com
a diretora Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Daniele Barriquelo, o objetivo é mostrar que adquirir conhecimento pode também estar além das paredes da sala de aula. “Os projetos são um meio de mostrarmos aos alunos que eles podem fazer o bem e aprender ao mesmo tempo”, explica.

Os estudantes analisam situações e são instigados a propor soluções para os problemas encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na
comunidade em que vivem com o objetivo de transformar realidades. Para o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Marista de Colégios, Tiago Franceschini da Rosa, o PIS dá voz e autonomia para os
cidadãos em estágio de desenvolvimento. “É comum que crianças não encontrem espaço para participar e opinar em assuntos importantes, entendidos equivocadamente como pertencentes ao universo dos adultos. Nosso
projeto vem justamente para mostrar que por meio da pesquisa e da investigação é possível conhecer o mundo e formar uma opinião crítica desde cedo”, orienta.

Os resultados desse e outros 380 PIS serão apresentados para cerca de 10 mil alunos da Rede de Colégio Marista durante o 2º Fórum com Crianças. O evento é on-line e acontece de 7 a 11 de outubro com a participação de estudantes de 18 escolas. As turmas apresentarão seus projetos e resultados para colegas de outras cidades, trocando informações e compartilhando conhecimentos.