Rede Marista se destaca em Olimpíada de Matemática

A Rede Marista de Colégios conquistou lugar de destaque nos resultados da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Foram, ao todo, 30 alunos premiados, além de um professor. O Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo (SP) ainda conquistou evidência devido ao alto desempenho na competição.

Foram duas medalhas de ouro conquistadas pelos alunos Lucas Nerone Rillo, do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba (PR) e Henry Asakura Huang, do Colégio Marista Arquidiocesano. Houve também a premiação com medalhas de prata para Manuela Daros Misurelli (Colégio Marista Paranaense) e Thiago Yukio Sikisawa (Colégio Marista Arquidiocesano).

Entre os vencedores da medalha de bronze estão Andre Luis Lima Labiak (Colégio Marista Santa Maria), Lara Santiago Pizzollatti Fritzen (Colégio Marista São Francisco, em Chapecó), Larissa Viana de Souza e Henrique Akamine Matumaga, ambos do Colégio Marista Arquidiocesano. Outros 22 alunos receberam menções honrosas.

Não foram somente os estudantes que se destacaram: o professor Sandro Yoshio Kuriyama, do Colégio Marista Arquidiocesano foi considerado um dos 15 melhores do Brasil. Em São Paulo (SP), apenas cinco docentes receberam a honraria.

De acordo com orientadora pedagógica do Colégio Marista Paranaense, Mabel Cymbaluk, o resultado da Olimpíada mostra que a preparação dos alunos os coloca em posição de destaque nacional. “Os resultados das olimpíadas do conhecimento como a OBMEP mostram que estamos no caminho certo. O desempenho dos alunos, além do mérito pessoal de cada um, comprova a eficácia das metodologias de ensino aplicadas em sala de aula em conjunto com o preparo para enfrentar situações de competição”, comenta.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e registrou participação recorde em 2019, com mais de 18 milhões de estudantes inscritos.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. As provas aconteceram em duas etapas – em maio e setembro, respectivamente – e distribuíram medalhas para aproximadamente 6,5 mil escolas públicas e mil escolas particulares. As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 acontecerão em 2020, em data a ser definida.

Confira a lista de alunos que receberam menção honrosa:

João Vitor Gonçalves (Colégio Marista Paranaense)

Julia Beatriz Demenech Mori (Colégio Marista de Londrina)

Carlos Guilherme Katzenwadel (Colégio Marista Pio XII)

Felipe Westphal Julio (Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus)

Eduardo Pereira Ceneviva (Colégio Marista de Londrina)

Nayara Trevisan Azzolin (Colégio Marista Paranaense)

Leonardo Guimarães Soffiatti (Colégio Marista Santa Maria)

Bruno Hideki Hanyuda Lazaroto (Colégio Marista de Cascavel)

Thomas Lankszner Bach (Colégio Marista Pio XII)

Caetano Batistel Canteri (Colégio Marista de Cascavel)

Felipe Chista Pichel (Colégio Marista Paranaense)