Dúvidas sobre o período Integral nunca mais! Conheça melhor a proposta educacional da modalidade

Conciliar uma rotina que seja funcional a ambientes propícios para o desenvolvimento de seu filho, não é tarefa simples. Diante de tal cenário, as demandas por serviços integrais para as crianças nas escolas aumentam. Reconhecido por contribuir no processo de aprendizado de crianças e adolescentes, o serviço do integral ainda gera dúvidas entre os pais, as quais vamos esclarecer neste post. 😉

Nossa rotina de trabalho mudou. Consequentemente, encontrar tempo para estimular as habilidades essenciais dos filhos, sem o apoio de profissionais, se tornou um desafio entre as famílias. A fim de apoiar os pais, a proposta do período integral se propõe a garantir a formação dos sujeitos na sua integralidade.

🤔 O serviço do integral atende minha demanda?

Durante o crescimento, as crianças passam por várias fases. Por vezes, as singularidades da dinâmica familiar são o que levam os pais a buscarem um ambiente acolhedor, no qual possam deixar seus filhos no período extra. E a dúvida surge: será o momento de buscar uma instituição de ensino?

Antes de tomar a decisão, os responsáveis precisam levar em conta uma série de fatores, entre eles o desenvolvimento corporal, cognitivo e social de cada faixa etária. É importante conhecer os espaços, a proposta pedagógica e os procedimentos dedicados aos aspectos do cuidado e da alimentação, a fim priorizar a segurança da família ao se inserir na nova rotina . 🤯 Mas como fazer essa escolha? Algumas perguntas podem auxiliar na escolha:

Qual a quantidade de tempo livre e ocioso de crianças e adolescentes em casa?

As rotinas são monótonas e poucos produtivas?

Existe a necessidade de uma educação integral e socioemocional?

Há necessidade de estimular a autonomia dos estudantes — para estimular a independência e autoconfiança a criança desde cedo?

“Entendemos que o período, em horas, que a criança permanecerá na escola é também um ponto importante a ser considerado, diante dos possíveis impactos de uma jornada prolongada”, frisa Ana Paula dos Santos Silva, Coordenadora de Segmentos – EI, EFAI e Integral (EI e EFAI) do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus.

Investir o tempo do seu filho em qualidade de vida

Segundo Ana Paula, a imersão em uma estrutura pedagógica que promove o desenvolvimento de projetos estimula o aprendizado de novas habilidades, independente da faixa etária. “Contemplando vivências investigativas e, assim, potencializando o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e comportamentais, o Integral permite que os estudantes possam desenvolver-se numa dinâmica de atuação direta em cada experiência do dia”, ressalta a profissional.

Livres para explorarem diferentes espaços, na presença constante dos elementos naturais em cada proposta, Ana Paula esclarece que crianças e adolescentes matriculados no integral são acompanhados pelos professores com o olhar para a integralidade, ou seja, a partir do currículo básico, promovendo as potencialidades do sujeito. Outros dois pontos importantes do período integral são:

Aumento do rendimento escolar: com uma carga horária extraclasse, que contribui para o amadurecimento intelectual e social dos estudantes, eles têm a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos com atividades extracurriculares, tirando dúvidas com professores e sendo acompanhados de perto pelos profissionais.

Orientação nutricional: é essencial que as escolas que adotam o modelo integral tenham um acompanhamento nutricional para os estudantes. Dessa forma, há um cuidado maior com a alimentação, proporcionando diversos benefícios para a saúde dos pequenos.

Marista Sagrado também é Integral!

O Marista busca, em todas as suas iniciativas, transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens. Não à toa, um de nossos valores é a Presença Significativa 💙✨. Diante da possibilidade de reforçar e expandir o desenvolvimento de cada um, o Marista Sagrado tem procurado qualificar ainda mais o serviço do Integral.

Sendo assim, para além das ofertas de Integral já existentes, atendendo crianças desde o Infantil 1 (1 ano de idade) até o 5º ano (crianças entre 9 e 10 anos), a partir deste ano surge uma nova turma do segmento: o Integral 6, para estudantes de 6º e 7º ano (jovens de 11 a 12 anos), no período vespertino.

Em nossa metodologia, Ana Paula destaca o olhar integral dedicado a cada um dos estudantes enquanto sujeitos que constroem a própria aprendizagem – sendo ela de ordem cognitiva, cultural e corporal. A rotina é trabalhada para constituir uma mesma história, tornando a vivência no âmbito escolar acolhedora e humanizada.

“Assim, permitimos que os protagonistas também se percebam e se conheçam de forma ampla e, a partir de si mesmos, consigam respeitar os seus pares e desenvolver-se no convívio social”, reforça a coordenadora.

Na última semana, convidamos as famílias Maristas para inscreverem os filhos em uma aula experimental do Integral 6. O momento de reconhecimento entre os estudantes foi importante, os conectando a novas habilidades, sem contar a descobertas de belas amizades.

✅ Conheça a proposta completa de ensino e de vida do Marista Sagrado para o Período Integral. Temos uma equipe pronta para esclarecer suas dúvidas.