Uma das tradições mais doces do ano acontece no mês de abril, a Páscoa. As crianças adoram e até os adultos se veem ansiosos pela celebração. No varejo, somos motivados a correr contra o tempo em busca dos melhores ovos de chocolates para presentear quem amamos. Entretanto, é preciso lembrar de que esse não é o real significado da data.
Sendo um dos momentos mais importante do calendário cristão, a Páscoa só tem sentido quando, com pequenas atitudes diárias, transmitimos vida. Celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo é deixar de lado as diferenças, buscando a harmonia e a paz entre as pessoas.
O sentido cristão da Páscoa
Homenageando a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, em 2023, o clímax da vida cristã ao longo do ano acontecerá no dia 9 de abril. Mesmo celebrada com os tradicionais ovos de chocolate, a data tem um imenso potencial para criar memórias afetivas, valorizando a cultura e os valores da família.
Foi pensando nisso que as professoras Maria Jaqueline e Jheinniffer, convidaram a turma do Integral 5, do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, para trabalharem em uma atividade que deixasse claro o verdadeiro sentido da Páscoa para as famílias Maristas.
Iniciada na disciplina “Sagrados Sentimentos”, as crianças realizaram pesquisas de campo junto dos responsáveis, onde responderam uma significativa pergunta: O que significa a Páscoa para sua família?
De acordo com as docentes, após a apresentação dos símbolos pascal e do diálogo em casa e em sala de aula sobre o tema, os estudantes se mostraram surpresos com suas descobertas em relação ao sentido real da data.
“Não imagina que a Páscoa fosse tão importante, independente de religião, ela é muito especial. Agora sim, faz sentido tanto amor de Jesus por nós”, diz uma delas.
🌷✨ Valorizando o respeito ao período de fé, esperança e alegria para nós, a turma se dividiu em equipes para trabalhar nos símbolos da data, criando esculturas à base de argila representando cada uma delas. Você se lembra quais são? Aqui vão os principais:
1 – Peixes: a tradição cristã de abstinência de carne vermelha durante a Quaresma;
2 – Círio Pascal: representa a luz de Cristo, pois o próprio Jesus disse: ” Eu sou a luz do mundo!”;
3 – Cruz: representa o sofrimento de Cristo, o lugar onde nosso Salvador foi crucificado e partiu para a ressurreição;
4 – Ovos: representa a vida e a fertilidade;
5 – Sino: representa a celebração da ressurreição de Cristo e a renovação da fé cristã;
6 – Pão e Vinho: representam o corpo e o sangue de Cristo, derramado para a remissão dos pecados;
7 – Coelhos: representa a fertilidade e a renovação da vida na primavera;
Celebrar a Páscoa é acreditar na luz que traz paz, justiça, esperança, lealdade, simplicidade, modéstia, humildade e amor. A atividade está exposta no corredor do segunda andar do colégio, para que colegas e colaboradores Maristas possam admirá-las e renovar suas esperanças em Cristo.