Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Entenda o significado da Páscoa para nós, Maristas

Uma das tradições mais doces do ano acontece no mês de abril, a Páscoa. As crianças adoram e até os adultos se veem ansiosos pela celebração. No varejo, somos motivados a correr contra o tempo em busca dos melhores ovos de chocolates para presentear quem amamos. Entretanto, é preciso lembrar de que esse não é o real significado da data.

Sendo um dos momentos mais importante do calendário cristão, a Páscoa só tem sentido quando, com pequenas atitudes diárias, transmitimos vida. Celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo é deixar de lado as diferenças, buscando a harmonia e a paz entre as pessoas.

O sentido cristão da Páscoa

Homenageando a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, em 2023, o clímax da vida cristã ao longo do ano acontecerá no dia 9 de abril. Mesmo celebrada com os tradicionais ovos de chocolate, a data tem um imenso potencial para criar memórias afetivas, valorizando a cultura e os valores da família.

Foi pensando nisso que as professoras Maria Jaqueline e Jheinniffer, convidaram a turma do Integral 5, do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, para trabalharem em uma atividade que deixasse claro o verdadeiro sentido da Páscoa para as famílias Maristas.

Iniciada na disciplina “Sagrados Sentimentos”, as crianças realizaram pesquisas de campo junto dos responsáveis, onde responderam uma significativa pergunta: O que significa a Páscoa para sua família?

De acordo com as docentes, após a apresentação dos símbolos pascal e do diálogo em casa e em sala de aula sobre o tema, os estudantes se mostraram surpresos com suas descobertas em relação ao sentido real da data.

“Não imagina que a Páscoa fosse tão importante, independente de religião, ela é muito especial. Agora sim, faz sentido tanto amor de Jesus por nós”, diz uma delas.

🌷✨ Valorizando o respeito ao período de fé, esperança e alegria para nós, a turma se dividiu em equipes para trabalhar nos símbolos da data, criando esculturas à base de argila representando cada uma delas. Você se lembra quais são? Aqui vão os principais:

1 – Peixes: a tradição cristã de abstinência de carne vermelha durante a Quaresma;

2 – Círio Pascal: representa a luz de Cristo, pois o próprio Jesus disse: ” Eu sou a luz do mundo!”;

3 – Cruz: representa o sofrimento de Cristo, o lugar onde nosso Salvador foi crucificado e partiu para a ressurreição;

4 – Ovos: representa a vida e a fertilidade;

5 – Sino: representa a celebração da ressurreição de Cristo e a renovação da fé cristã;

6 – Pão e Vinho: representam o corpo e o sangue de Cristo, derramado para a remissão dos pecados;

7 – Coelhos: representa a fertilidade e a renovação da vida na primavera;

Celebrar a Páscoa é acreditar na luz que traz paz, justiça, esperança, lealdade, simplicidade, modéstia, humildade e amor. A atividade está exposta no corredor do segunda andar do colégio, para que colegas e colaboradores Maristas possam admirá-las e renovar suas esperanças em Cristo.

📸 Galeria de fotos

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.