Estudantes do Marista Sagrado vão às urnas escolher seus representantes de turma

Não há incentivo melhor ao protagonismo juvenil do que a escolha democrática dos colegas que irão representar os interesses da turma durante todo o semestre. Sendo assim, na última sexta-feira (3), os estudantes do 5° Ano ao Terceirão, tiveram a chance de votar nos seus representantes de turma.

Incentivados a fazerem desta experiência uma oportunidade edificante de aprendizado, nossos candidatos procuraram conhecer a estrutura e o funcionamento da instituição, aprendendo a questionar, tomando partido nas lutas que julgarem justas.

O processo de candidatura dos estudantes foi supervisionado pela coordenação de segmento e consistiu no preenchimento do formulário, apresentação aos colegas da proposta de mandato, a aprovação do titular de turma e a aprovação das propostas pela orientação e coordenação.

Qual será o papel do representante de turma eleito?

Ele será o interlocutor do grupo, responsável por administrar eventuais conflitos. Ele deve estar permanentemente aberto ao diálogo e, além disso:

✅ Conhecer e divulgar as normas da instituição;

✅ Ter uma conduta adequada aos princípios da instituição;

✅ Ser responsável;

✅ Ter respeito pela opinião do outro, ainda que não concorde;

✅ Ser um bom moderador e sabe escutar;

✅ Estimular a participação dos colegas;

✅ Ser sensível e solidário;

✅ Ético e imparcial.

O desenvolvimento do protagonismo juvenil é essencial para formar cidadãos conscientes para nossa sociedade. Ao participar de processos democráticos que envolvem o senso crítico para uma análise e escolha mais assertiva, oportunizamos um exercício de cidadania, além de estimular os processos de desenvolvimento cognitivo, comportamental e social.

Os escolhidos pela turma durante a votação, vão representá-los diante de decisões importantes, terá voz em discussões com a coordenação, mas, antes de tudo, assumirá o compromisso de buscar o consenso entre os colegas.

No Colégio Marista Sagrado, acreditamos na importância da estimulação ao protagonismo dos estudantes para a formação integral de cada um nos aspectos acadêmicos, sociais, culturais e políticos. “Os estudantes desenvolvem os chamados hard and soft skills, quando precisam pensar em suas candidaturas, observar sua realidade para propor melhorias plausíveis, lidar com as diferentes personalidades, além de escolher quem melhor poderá representar suas ideias e ideais”, diz Fabiane Grutzmacher de Paulo, diretora do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus.

🗣️ Conheça os representantes eleitos!

5°ANO A              JOLIE SOCZEK E GABRIEL MARTIN;

5°ANO B              MARIANA GROCHOCKI E MARIANA SOCZEK;