A Pastoral Juvenil Marista (PJM) tem por objetivo formar adolescentes e jovens éticos, justos e solidários, inspirados em uma espiritualidade cristã. Na última semana, nove dos nossos estudantes participaram de uma iniciativa de imersão no carisma Marista durante a formação de coordenadores da PJM.
Incentivados a exercerem protagonismo na missão de transformar a sociedade, o momento oportunizou que cada jovem experienciasse a vivência da mística, a realizar descobertas pessoais e coletivas durante quatro dias de evento.
Os novos coordenadores em formação estão se preparando para assumirem uma importante responsabilidade no Marista Sagrado este ano: estar à frente dos grupos de PJM, que contemplam do 6° Ano ao Ensino Médio.
Como foi a formação?
Segundo Bruno Antonello Rech, Pastoralista de nosso colégio, foram realizadas atividades que provocaram o olhar dos estudantes para dentro de si próprio e para o próximo. Houve também testemunhos de vidas que foram transformadas pela PJM, dinâmica das máscaras, momentos de espiritualidade Marista, músicas, recreação, lazer, convivência e, é claro, COMIDA! 🤣
“Na dinâmica das máscaras, trouxemos o fato de que todos usamos máscaras no dia a dia, mas que não precisamos nos esconder atrás delas. Conversamos que, às vezes, outras pessoas nos moldam, mas que nós temos o nosso próprio rosto”, explica.
A formação contemplou outras unidades da região, entre elas o Colégio Marista Paranaense e o Anjo da Guarda. O evento também contou com a presença de ex-alunos Maristas, que foram coordenadores da PJM no passado, motivando os recém-formados na missão.
Por que fazer parte da Pastoral?
Os estudantes que passam a coordenar os grupos de PJM não apenas conduzem os encontros, eles inspiram novos estudantes a serem pessoas melhores. Nosso espaço dedicado para as atividades da Pastoral é acolhedor e edificador, onde a diversidade, pontos de vistas diferentes e aprendizado são sempre bem-vindos. “A PJM contribui para o desenvolvimento interior dos estudantes e para o desenvolvimento socioemocional! Aqui, olhamos para dentro de nós mesmos, e para os outros”, completa Bruno.
Karla, monitora do colégio, participou do encontro de formação e diz ter sido uma experiência especial. “Estar com os jovens, numa vivência rica como esta, foi incrível. É maravilhoso ver esta força em ação, jovens ajudando seus pares na construção de uma consciência mais humana e afetuosa. Adorei acompanhar 💙”, disse a profissional.
Confira as fotos! 📸