Marista Sagrado em quadra! Competições esportivas são importantes componentes pedagógicos

Uma das mais importantes competições esportivas do município de Araucária chegou ao fim. Os Jogos Escolares Municipais (JEM), movimentaram os estudantes das escolas públicas e privadas em jogos eletrizantes. No Marista Sagrado, o clima foi de empolgação entre as turmas do início ao fim da competição.

Com times femininos e masculinos, nas categorias A e B, dentro das modalidades de Futsal, Voleibol, Basquetebol, Handebol e Vôlei de Praia, nossos estudantes mostraram garra e união dentro e fora de quadra. Ao todo, 60 jovens Maristas participaram do evento esportivo.

Muito além das questões físicas

A manutenção da saúde mental de jovens e adolescentes é um tema que, mais do que nunca, vem sendo tratado como prioridade dentro e fora de sala. Além de aumentar a capacidade cognitiva, a prática de esportes na escola traz benefícios consideráveis à saúde, gerando cooperação e socialização entre os estudantes.

Em uma realidade cada vez mais tecnológica e conectada, os esportes têm o potencial de desenvolver toda parte cognitiva, disciplinar, concentração, trabalho em equipe, formação de liderança, a percepção e entendimento de sentimentos como a frustrações e de felicidade quando conquistam aquilo que almejaram.

😮 E não há benefícios só para quem joga! O esporte tem o poder de trazer satisfação emocional até para os torcedores, capaz de gerar criatividade e vitalidade. Durante as semanas de jogos, o melhor do evento foi notar união entre as turmas, a empolgação contagiante tanto dos jogadores quanto de quem torce pelos times em sala e nas arquibancadas.

Leandro Mendes Leão, professor de Voleibol no Marista Sagrado, ressalta o fato de a prática esportiva diminuir consideravelmente vários transtornos que, nos dias de hoje, estão cada vez mais presentes na comunidade escolar. O profissional até traz uma analogia interessante, creditando o esporte (como diria os mais antigos) de santo remédio.

Sagrado nas quadras!

Mesmo cientes que enfrentariam escolas favoritas em algumas modalidades, nossos times mostraram resiliência, dando tudo de si na competição. O espírito de equipe, a união e a amizade são valores fundamentais para uma educação transformadora. Para que isto aconteça, é necessário ir além da sala de aula.

As equipes masculinas e femininas de Handebol, das categorias A e B, trouxeram as medalhas de prata da competição pra casa. Já o time masculino de Vôlei de Praia, na categoria B, conquistou o 3° lugar na disputa.

O Voleibol masculino, também da categoria B, comemorou a chegada ao pódio no 3° lugar da modalidade. As equipes de Futsal (masculino, categoria B), Voleibol (masculino, categoria A) e Voleibol (feminino, categoria A), ficaram em 4° lugar na competição.

Leandro destaca a participação de cada capitão nos jogos. “Tivemos um bom desempenho na competição. O incentivo de cada capitão as suas equipes foram primordiais na hora de entrar em quadra. E, após o JEM, os alunos começaram a procurar ainda mais as nossas atividades extras”, diz o professor.

Quadro de medalhas

📸 Galeria de fotos