No mês em que Araucária comemora 133 anos de emancipação político administrativa, nossa equipe pedagógica trabalhou com os estudantes diversas atividades alusivas ao tema em sala de aula, para que eles pudessem conhecer mais a cidade.
Entre desenhos, colagens e pinturas, ensinar as crianças e jovens a reconhecerem a cidade onde vivem ao lado de suas famílias, e que acolhe o Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, foi o principal objetivo das atividades. Além disso, é claro, cada trabalho valoriza nossa cultura, sem deixar de carregar uma homenagem ao município, seus pontos turísticos, costumes e símbolos.
Um pouco de história: 🤔 Você conhece Araucária?
A região onde está localizada Araucária era conhecida desde o século XVI como Tindiquera, nome de uma das aldeias indígenas que existiam na região. A colonização da localidade remonta ao ano de 1668, quando o Capitão Mor Gabriel de Lara doa uma sesmaria a Domingos Rodrigues da Cunha.
A partir de 1837, a população transfere-se gradativamente para as margens do Rio Iguaçu e a sede de Tindiquera é instalada próxima à capela de Nossa Senhora dos Remédios do Yguassu. Em 1855, é criada a Freguesia do Yguassu pela Lei Provincial nº 21. A região recebeu um forte fluxo imigratório de poloneses, alemães e russos, a partir de 1876, que notavelmente deram à localidade um surto de progresso.
O município foi criado pelo Decreto Estadual nº 40, de 11 de fevereiro de 1890, e recebeu o nome de Araucária por sugestão do médico Drº. Victor Ferreira do Amaral.
Parabéns, Araucária! O Marista Sagrado se alegra em contribuir com uma educação que alia modernidade e tradição! Valorizando o passado, construindo o presente e planejando o futuro. 💙