Do Infantil ao Terceirão, a proposta pedagógica do Marista Sagrado é pautada por valores e pela excelência acadêmica de uma aprendizagem significativa e transformadora. Um elemento fundamental para este processo de desenvolvimento dos estudantes é o convívio com a diversidade cultural. Em um desafio na disciplina de Ensino Religioso, as turmas dos 5° Anos pesquisaram mais sobre o Maracatu e, literalmente, deram uma aula.
Construindo protagonismo, as professoras Sabrina e Jaqueline, propuseram uma atividade diferente as turmas. Além da leitura em grupo, os estudantes conheceram uma importante manifestação do folclore brasileiro que envolve dança e música: o Maracatu. Mas não foi só isso! Os adolescentes foram convidados a compartilhar esse aprendizado cultural com outras turmas, em apresentações fora da sala de aula. 🤩
Aprendendo juntos a estabelecer relações de respeito e empatia, a dinâmica incentivou o envolvimento de diferentes manifestações artísticas, sem contar a contribuição presente nas apresentações das pesquisas em grupo no desenvolvimento corporal e cognitivo, na construção da autonomia e de uma identidade crítica.
Formação integral nos completa!
Sabrina, professora do 5°B, explica que a primeira etapa do trabalho foi a pesquisa, onde os estudantes anotaram nos cadernos as informações encontradas sobre o tema. Depois disso, divididos em equipes, cada um escolheu um assunto relacionado ao Maracatu para comentar durante a apresentação, deixando-a ainda mais interessante.
Sem direito àquela “colinha” na hora da fala, as turmas levaram muita informação referente ao tema sugerido usando cartazes, as expressões corporais e orais. O 5°A aproveitou todo aprendizado recém-adquirido para levar os conhecimentos sobre o ritmo até os colegas de outras salas. 🤯
“Eles apresentaram para as turmas dos 1° aos 5° Ano e no Infantil. O mais interessante foi a reação deles à atividade, trazendo relatos onde outras crianças fizeram perguntas durante a apresentação deles e que eles sabiam respondê-los, por terem estudado o tema”, conta a professora Jaqueline.
Ao conhecerem as características e curiosidades do Maracatu, os jovens vivenciaram uma experiência interdisciplinar única! Da fala ao gesto; do contar ideias ao exemplificar seus instrumentos, eles interagiram com os ambientes do colégio, pondo em prática o que passaram horas aprendendo.
🤔 Mas… O que será que eles acharam dessa experiência?
“Ansioso e com medo de falar errado. Depois deu tudo certo e eu fiquei muito feliz” (Théo, 5° A);
“Eu me senti envergonhada, mas consegui me expressar bem. Gostei muito desse trabalho ” (Kauane, 5°A);
“Eu achei que foi um trabalho bem legal, que conseguimos falar e não tivemos vergonha. Uma menina fez até uma pergunta e nós soubemos responder” (Luana, 5° A).